Blog

10 dicas para descobrir o seu propósito de vida – Dicas Fragatha

Compartilhe:

Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre propósito de vida, metas e objetivos. O propósito de vida é algo maior que metas e objetivos. Está em outro nível. Se a meta é o alcance específico de onde se quer chegar em algum momento da vida, e o objetivo é o que justifica a meta, o propósito tem a ver com as motivações que o levam a buscar pelos objetivos e metas.

É o sentido que damos à vida, aquilo que nos move e que tem uma finalidade maior. Trata-se de uma programação interior que nos coloca em movimento e que tem a ver com os nossos valores, identidade e natureza. Como é algo mais profundo, nem sempre é fácil de identificar o propósito. A seguir, veremos algumas dicas sobre como descobrir o seu propósito. Confira!

1) Olhe para dentro

O propósito é como se fosse um objetivo maior e tem a ver com a verdade interna de cada um. Não podemos encontrar um propósito no mundo externo, pois tem a ver com aspectos muito subjetivos, como valores, personalidade e com a natureza da pessoa.

Desta forma, olhe para dentro. Qual a sua verdade pessoal? Quais os seus valores neste momento da sua vida? Como propósito é algo subjetivo, a boa notícia é que todos os recursos de que precisa já estão dentro de você. Faça reflexões e busque técnicas para trazer isso à tona.

2) Inicie um processo de Coaching

O Coaching é um exemplo de recurso muito eficiente para descobrir o seu propósito pessoal. Há ferramentas específicas que o Coach poder utilizar para esta finalidade. Fale com um dos especialistas em Coaching do Instituto Fragatha e saiba mais.

3) Explore as coisas que fazem sentido para você

Um ponto de partida é descobrir coisas que fazem um sentido maior para você ou que ainda não tenha realizado. Isso tem a ver com você e não com os modismos ou com a opinião dos outros – vale ressaltar. O que você gostaria de realizar em sua vida que você tem como missão ou que tenha muito significado para você?

4) Reserve mais tempo útil para você

Descobrir (ou ressignificar) o propósito pessoal não é tarefa fácil e nem ocorre do dia para a noite. Leva tempo para amadurecer as ideias e é algo nem sempre fácil de lidar, pois é profundo e lida também com suas sombras. Desta forma, uma dica interessante é se dar um tempo para refletir e identificar o seu propósito pessoal. Sem pressão, sem influências externas e sem medo.

propósito

5) Identifique os seus valores

Como o propósito de vida tem a ver com valores e outros aspectos pessoais, uma dica é identificá-los previamente. Faça uma lista do que é verdadeiro para você e quais valores que definem a sua conduta. O propósito irá surgir a partir da sua verdade.

6) Mapeie a sua felicidade e paixões

Propósito é algo que mexe com a gente, pois tem a ver com satisfação pessoal, paixões e aquilo que dos proporciona felicidade. Uma dica, então, é listrar as suas paixões e desejos e mapear aonde se centra a sua felicidade.

7) Reflita sobre que marca quer deixar no mundo

O propósito na maioria das vezes se torna uma marca que a pessoa deixa no mundo. Desta forma, é também possível fazer o caminho inverso e viajar no tempo. O que você gostaria deixar para as futuras gerações? Qual a sua contribuição para o conhecimento ou para a sociedade?

8) Saia da sua zona de conforto

A zona de conforto é o que mata os sonhos e impossibilita as realizações. Desta forma, não pense que irá descobrir ou construir o seu propósito dentro da zona de conforto em que se encontra. Faça algo diferente, mude os seus hábitos, explore possibilidades (até as mais difíceis e improváveis).

9) Saiba quais são seus dons e competências

Você pode usar seus dons, habilidades e competências em prol de seu propósito. Muitas vezes eles estão relacionados e isso pode ser um ponto de partida. Faça uma lista de coisas em que você é bom em fazer e das quais gosta muito, que poderiam servir para construir um legado.

10) Não perca mais tempo: faça o que lhe faz feliz!

A vida é única e passa rápido. Propósito tem a ver com satisfação e felicidade. Desta forma, não aceite menos do que fazer algo que seja muito gratificante e lhe cause alegria – para você e outras pessoas. Não perca tempo focando em tarefas enfadonhas e papéis que não quer desempenhar.

Veja também: 5 dicas para empreender e ter resultados reais – Dicas Fragatha

Gostou das dicas sobre como descobrir o seu propósito? Deixe um comentário e compartilhe estas informações em suas redes sociais!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *