Blog

10 maneiras assertivas de dar um upgrade na sua carreira

Compartilhe:

Que tal dar um upgrade na sua carreira e começar o ano de 2019 com mais oportunidades? Temos 4 meses para o fim de 2018 e ainda muitas ações positivas de médio e longo prazos podem ser iniciadas agora. E alguns resultados podem ser ainda imediatos. Selecionamos 10 maneiras práticas de potencializar a sua vida profissional. Veja a seguir!

1) Investir em novas formações

Verifique quais novos conhecimentos precisa adquirir para subir a sua carreira um nível adiante e quais competências precisam ser reforçadas dentro daquilo que já faz em sua profissão ou que deseja fazer. Todos os profissionais precisam de novas formações ao longo da sua jornada – e isso vale também para você. Verifique no site do Instituto Fragatha algumas opções interessantes de novas formações com preços acessíveis e ainda com a vantagem de muitos cursos serem on-line. Acesse este link!

2) Fazer sessões de Coaching

O Coaching tem a capacidade de potencializar os resultados em pelos menos 80%, seja qual for o seu momento de vida. E não é só isso: além de ser uma mola propulsora para a sua vida profissional e carreira, é uma jornada de autoconhecimento sem igual, que ajuda amplamente no desenvolvimento pessoal do indivíduo. Veja aqui como funciona o Coaching e conheça os profissionais do Instituto Fragatha.

3) Ser expert em idiomas

Muitos profissionais brasileiros não dominam um segundo idioma, e em contraponto, muitas empresas, exigem um idioma a mais além do inglês e do português. Se você ainda não é fluente em um segundo idioma, talvez esta seja a oportunidade de se especializar.

carreira

4) Avaliar os seus propósitos e valores

Sempre que uma pessoa quer dar um upgrade na sua carreira, deve avaliar inicialmente quais são os seus valores e quais são os seus propósitos, pois isso dará sentido às suas escolhas profissionais. O Coaching possui várias ferramentas que podem lhe ajudar nesta tarefa. Repense quais as suas prioridades nesta etapa da sua vida profissional, quais as suas metas, em que acredita e qual o sentido maior para todos os seus esforços.

5) Melhore a sua imagem pessoal

O que, na sua imagem pessoal e profissional, você poderia melhorar? Imagem pessoal não refere-se apenas à vestimenta, mas a uma série de elementos que dizem quem você é: gestos, o modo como se comunica verbalmente e não verbal, atitudes (como pontualidade, por exemplo), visão de mundo, o modo como você se vê, etc. Faça uma reflexão profunda sobre quem você é e o que tem expressado para o mundo.

6) Expanda o seu networking

Ter uma rede de contatos ativa é essencial para melhorar a carreira. Não se trata de ter interesse em relação às pessoas, mas de trocar informações sobre oportunidades para ambos os lados. A comunicação é algo essencial em todos os momentos da vida profissional, inclusive quando você pensa em otimizar a sua carreira.

7) Tenha boas referências de sucesso

O que é sucesso para você? Na sua profissão, como você se vê assumindo uma posição de sucesso? Quem você conhece que tem sucesso e que lhe inspira a ser um profissional melhor? Ter referências de sucesso é importante para o profissional se superar e se manter motivado.

8) Assuma novas responsabilidades

Uma forma de melhorar a sua carreira é assumindo novas responsabilidades e tendo iniciativa junto às lideranças e pessoas em funções estratégicas na empresa em que trabalha. A autonomia é uma competência muito desejada atualmente. Não querer assumir novas responsabilidades e mudar de função é um dos principais erros que os profissionais cometem. Veja se tem condições de assumir novas responsabilidades, e se ainda não tiver, trabalhe compreendendo o que é preciso e colocando um plano em prática desde já.

9) Utilize a tecnologia ao seu favor

Muitos cadastros de vagas de empresas estão hoje disponíveis on-line e por aplicativos. As empresas vêm impulsionando vagas nas redes sociais, em formulários digitais, plataformas por assinatura e outros recursos. É uma ótima maneira de buscar novas oportunidades e ter o seu currículo visto pelos selecionadores. Use a tecnologia ao seu favor na hora de dar um upgrade na sua carreira.

10) Dê uma turbinada no seu currículo

Atualizar e melhorar as informações do seu currículo profissional devem ser um ponto de partida para quem quer dar um upgrade na carreira. Na verdade, o currículo profissional deve sempre estar atualizado, seja nas plataformas digitais, cadastros ou mesmo no arquivo que você vai enviar ou imprimir. Revise o seu currículo hoje mesmo e veja o que poderá fazer para melhorá-lo.

Veja também: 5 tendências para liderança em 2019 – Coaching e Inteligência

Gostou das dicas para potencializar a sua carreira? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!

Compartilhe: