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10 maneiras de descobrir novas oportunidades de mercado

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Buscar novas oportunidades é preciso! Quando temos um negócio próprio, após muito tempo no mercado, muitas vezes é hora de reavaliarmos o direcionamento. Muitos empreendedores sentem naturalmente quando o momento de reavaliação chega. Em outros casos, o mercado faz exigências, novas contingências surgem e é preciso reavaliar as estratégias e até mesmo a estrutura do negócio. Em momentos de crise, isso fica mais comum.

De antemão, podemos dizer que dificuldades e dúvidas em relação ao negócio é comum e refletir sobre estas contingências nos faz pensar ainda sobre o outro lado: as oportunidades. Toda dificuldade é uma oportunidade. A outra face da dúvida é a solução.

novas oportunidades

Na vida pessoal, é comum que profissionais maduros e com a carreira estabilizada cheguem a refletir se é isso mesmo que devam continuar realizando em suas vidas. A saturação chega para a maioria dos profissionais e é preciso se reinventar e lançar-se a novos caminhos. Seja como empreendedor ou como um profissional de qualquer profissão, refletir para tomar novos rumos – pessoais ou corporativos – é essencial. Neste artigo, trazemos 10 maneiras criativas de descobrir novas oportunidades de mercado. Confira!

1) Conheça o mercado

Não tem como saber sobre novas oportunidades de mercado se você não conhece bem o mercado em que está inserido. Em tempos de instabilidade política e econômica, o mercado oscila ainda mais rapidamente e é preciso estar atento. Faça uma pesquisa de mercado para saber se o contexto mudou. Avalie a concorrência e compreenda o que os clientes estão buscando, indicando maneiras inovadoras de atendê-los.

2) Conheça a sua empresa ou a sua carreira

Mergulhe na sua empresa ou carreira. Além de conhecer o mercado, é preciso saber como a sua empresa está inserida neste contexto. Revisite o seu plano de negócio e o planejamento estratégico, para rever pontos que poderiam ser redefinido. Faça ainda um levantamento tecnológico, patrimonial e de outras condições que dizem respeito à sua realidade. Identifique problemas e possíveis soluções. Veja em quais áreas poderá haver mudanças e quais oferecem oportunidades de crescimento. Mude o que tiver que ser mudado.

3) O seu produto oferece uma solução real?

Reavaliar os seus produtos e serviços, ou o que o seu currículo tem a oferecer, no caso da carreira, é uma etapa importante. Mais que uma solução para o público, é preciso oferecer soluções úteis e novidades que as pessoas nem sabem que precisam. Esta avaliação pode levar às novas oportunidades.

4) Invista em inovação e seja original

Seja inovador na hora de buscar por novas oportunidades e também ofereça soluções inovadoras e originais. É mais fácil geral novas oportunidades através daquilo que ninguém oferece do que fazer mais do mesmo. Para obter novas oportunidades, às vezes é preciso dar o primeiro passo.

5) Valorize o networking

O networking é uma ferramenta muito importante para a progressão da empresa e da carreira. Ter uma rede de contatos – mentores, fornecedores, parceiros, profissionais, Coaches, colaboradores, investidores, etc. – pode trazer ao seu negócio muitas novas oportunidades. Mas lembre-se de que networking só funciona como via de mão dupla.

6) Conheça os benefícios da colaboração

Veja nesta matéria como a mentalidade e o direcionamento do mercado tem feito empresas buscarem novas oportunidades pela colaboração, em uma atitude menor concorrente e mais colaborativa. A colaboração abre várias portas.

7) Pesquise continuamente

Para aproveitar as novas oportunidades, é importante fazer pesquisas constantes. O mercado muda com rapidez e pesquisá-lo é estar sempre um passo à frente. Crie uma estratégia para realizar pesquisas esporádicas. Há muitas metodologias e o primeiro passo é adotar métodos que tenham a ver com seu negócio ou carreira.

8) Faça análise SWOT

Esta é uma ferramenta muito interessante para avaliar negócios e carreiras. Ela coloca em perspectivas os pontos fortes (fortalezas), os pontos fracos (fraquezas), as ameaças e desafios e, especialmente, as oportunidades que estão em jogo. Pode ser o seu pondo inicial para reavaliar a sua trajetória ou de sua empresa. Tenha a ajuda de um Coach para aplicá-la.

9) Aplique a meta SMART

Uma vez identificada uma meta em prol de novas oportunidades, é muito importante testá-la antes de colocar suas ações me prática. A ferramenta meta SMART é muito comum entre administradores e no Coaching. Ela testa se a meta é mensurável, temporal, relevante, atingível, específica, e pode ser aplicada tanto em questões de negócio ou na vida pessoal/profissional. Fale com um Coach do Instituto Fragatha para saber mais sobre este recurso.

10) Busque apoio do Coaching na busca de novas oportunidades

O Coaching é muito útil na hora de buscar novas oportunidades de mercado. É um atendimento personalizado e individual, dedicado ao crescimento do negócio ou carreira. Potencializa, segundo estudos, em média 80% de ganhos em resultados e tempo dedicado. O Coaching ajuda ainda a colocar ações em prática após a definição destas novas oportunidades. Saiba mais entrando em contato com a equipe do Instituto Fragatha e faça uma avaliação.

Veja também: Coaching para Startups – Como turbinar pessoas, projetos e processos

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