Blog

Afinal, o que o Coaching pode fazer por você em 2019?

Compartilhe:

Os últimos anos foram muito promissores para a área de Coaching. Este conjunto de técnicas de desenvolvimento pessoal ganhou muita visibilidade. Por outro lado, pode-se dizer que, assim como em qualquer área do conhecimento, o termo se vulgarizou. Diferentemente do que se acredita, o Coaching é um segmento especializado, testado e muito utilizado por aqueles que querem mais definição, sentido e foco em suas questões. Veja a seguir quais os benefícios do Coaching e como utilizá-lo como um recuros para um 2019 memorável.

O que é o Coaching?

O Coaching é um conjunto de técnicas e metodologias aplicadas ao desenvolvimento humano ou corporativo, e tem muitas divisões. Oriundo dos esportes, e posteriormente, do universo empresarial, o Coaching pode hoje, depois de sua evolução, ser aplicado em diferentes contextos.

coaching

Mas vale ressaltar que se trata de um atendimento especializado, ou seja, realizado por uma pessoa que tem formação e experiência em determinada área. Logo, o primeiro passo para entender mais sobre o que o Coaching pode fazer por seus sonhos e metas em 2019 é saber que é importante contratar um Coach profissional e especialista – como é o caso do time Coaches Fragatha (conheça no link os nossos profissionais!).

No caso do atendimento individual e pessoal, qualquer sonho pode se transformar em uma meta e, consequentemente, em uma conquista – desde que seja viável. Descobrir as suas prioridades, os seus propósitos e a viabilidade das suas metas é trabalho do Coach, que irá desenhar com você um processo de desenvolvimento e aquisições em um período determinado. Este processo pode ser muito revelador e trazer conhecimentos e questões pessoais que muitas vezes você nem sabia que tinha. Crenças, valores, traumas, limitações, habilidades: o processo de Coaching irá remexer em várias facetas do indivíduo, sem perder do seu foco de vista.

O que o Coaching pode fazer por você?

Nem sempre é fácil, para os iniciantes, saber quais de fato são os benefícios do Coaching. O Coaching pode fazer muito por seus sonhos e planos. Vejamos alguns exemplos de benefícios que este atendimento pode fazer por você:

  • Há técnicas de Coaching que podem testar as suas metas e fazê-las mais definidas ou simplesmente mostrar que são inviáveis.
  • Todo o processo é de ganho, ou seja, há um período de desenvolvimento acelerado e autoconhecimento enquanto percorre a sua meta.
  • Acredita-se que é possível viabilizar conquistas com 80% mais eficácia que outros métodos – é uma estimativa, que pode ser ampliada conforme a aderência junto ao coachee (cliente), experiência do profissional e empenho de ambas as partes.
  • Acredita-se ainda que é possível atingir as suas metas em 60% do tempo em relação a outros métodos.
  • O Coaching é amplamente adaptável ao contexto de cada pessoa.
  • No caso do Coaching para a vida pessoal, o atendimento é individual.
  • Não há perdas com o Coaching.
  • É possível adaptar as técnicas em qualquer contexto de suas questões – relacionamentos interpessoais, saúde, vida profissional ou financeira, propósito e espiritualidade, etc.
  • O cliente é o autor de sua mudança e das suas conquistas. O Coach é um mediador deste processo.
  • É um processo de profundo aprendizado.
  • Você aprende estratégias e recursos para usar em outros contextos e objetivos.

Encontrando profissionais especialistas e experientes

Nem sempre é fácil encontrar um profissional com o qual se identifique – e isso irá acontecer em qualquer área que desejar contratar serviços. Como já dissemos, o mais importante é pesquisar entre aqueles que possuem formações, referências de sucesso e experiência nos assuntos que deseja desenvolver. Solicitar amostras sobre como funciona o atendimento é uma dica para quem nunca fez Coaching.

Como tirar vantagem do Coaching em 2019?

O ano de 2019 promete ser desafiador. Este sentimento ocorre sempre no fim e início de cada ano, mas dada a instabilidade econômica e política que ocorre no Brasil e no mundo, é preciso estar preparado. Além disso, mesmo que o contexto fosse perfeito, há sempre o que aprender, superar e transformar na vida pessoal – e o Coaching pode ser necessário na fora de dar mais foco e definição aos seus objetivos e metas.

coaching

E como o ano de 2019 ainda não começou, use o tempo em favor destes objetivos. Você pode criar o ano que desejar, com bom planejamento e reconhecendo os recursos favoráveis para isso. Um ano é um período grande de tempo. Mas ele não ocorre por si só: é você quem o cria, é você quem determina como quer que ele seja. O Coaching colocará todas as suas questões em perspectiva, em um processo de desenvolvimento único e amplamente replicável.

Veja também: 10 dicas para descobrir o seu propósito de vida – Dicas Fragatha

O que achou das dicas sobre Coaching? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais!

Compartilhe: