Blog

Automotivação como uma potencializadora de resultados

Compartilhe:

Você abe o que é automotivação? O ser humano precisa ser motivado constantemente e este tema tem e tornado frequente em estudos nas mais distintas áreas do conhecimento. A motivação impulsiona ao desenvolvimento, à atitude, à realização de alguma atividade ou propósito. Dá sentido às ações e decisões, sejam elas estratégicas ou triviais. Mas nem sempre podemos depender de pessoas e eventos para nos mantermos motivados: é preciso conhecer e fazer uso de técnicas de automotivação para que tenhamos acesso ao que nos inspira constantemente.

É válido dizer que o mercado exige muitas competências dos profissionais e uma delas é a automotivação: trata-se da capacidade de reconhecer o otimiza e expande a força interior que impele cada indivíduo a dar o seu melhor nas atividades. E elas precisam tem um significado especial em sua vida. A automotivação, desta forma, é uma competência profissional muito desejada e uma forma de gerar direta ou indiretamente os bons resultados.

Quer saber como se automotivar de maneira assertiva e segura? Vejamos a seguir algumas técnicas de automotivação!

Palavras que transformam

Você sabia que as palavras e afirmações de mudar toda a sua vida e transformar os seus resultados? Basta repetir palavras e expressões que desencadeiem sensações inspiradoras e motivadores dentro de si. Você pode criar um mantra, ou frase de poder, só seu. Uma dica é não criar uma frase muito grande, ser específico, estar no momento presente, ser de preferência pessoal e sempre criar frases positivas. Por exemplo:

Querer é poder.

Eu estou mais perto da meta tão desejada.

Sou próspero agora e sempre!

Encontre a suas ferramentas de autoconhecimento

Há muitas formas de praticar e desenvolver a automotivação em eu dia a dia. Isso varia conforme as necessidades e preferências de cada pessoa. Você pode fazer terapia (tradicionais ou complementares), sessões de Coaching, cursos de autoconhecimento, yoga, mindfulness, meditação, ouvir música, entre outras atividades.

automotivação

Seguem algumas dicas que fazem a diferença na hora de escolher as suas ferramentas de automotivação: escolha algo que você goste e se sinta bem; prefira sempre algo que traga resultados para o seu dia a dia; que traga conexão com você mesmo e conscientização; que seja útil agora no presente, pois a automotivação, como veremos mais adiante, só funciona no agora.

Melhore seus hábitos

Melhorar os seus hábitos de vida pode trazer muita energia e facilitar o processo de automotivação. O que você poderia fazer hoje para melhorar seus hábitos? Otimize a sua alimentação, fazendo as refeições de forma correta, de maneira saudável – você pode utilizar aplicativos com este propósito para facilitar a sua rotina. Faça exercícios físicos regularmente. Durma pelo menos 8 horas por dia sem interrupções e não negligencie os seus momentos de lazer. Tenha hobbies que o motivem para aumentar a sua energia diariamente.

De olho na continuidade

A automotivação não funciona só quando você quer ou só de vez em quando. Faça dela uma prática diária – se preciso, tenha horários para se automotivar. Se estas dicas acima não são tão adequadas para você, mantenha-se em constante busca pelo o que lhe automotiva.

automotivação

Uma dica é reconhecer quem você é e o que mais tem a ver com o seu perfil e sua verdade interna. Com isso, ficará mais fácil descobrir o que irá manter a sua motivação em alta. Com o tempo, você verá que a automotivação é algo mais simples do que você pensa e na maioria das vezes tem a ver com elementos que você já tem dentro de si.

Viva o presente!

A automotivação funciona no presente. Diante de uma realidade acelerada, em que as coisas acontecem sem que posamos ter tempo para assimilá-las e quando a pessoas depositam as suas ações e desejos sempre no futuro, vale a pena parar e retornar para o único tempo que é real e tangível, e onde todas as suas ações que geram resultados acontecem: o presente! Motive-se agora para ter resultados o quanto antes. Sobre a importância do viver no presente, veja também esta matéria sobre o livro de Eckhart Tolle, O poder do Agora.

Veja também: Prof. Jonny Silva lança livro sobre como o TCC pode ser uma experiência gratificante

Gostou da matéria? De que forma você se automotiva? Deixe um comentário!

Compartilhe: