Blog

Coaching para adolescentes – 5 vantagens e aplicações

Compartilhe:

Uma modalidade de Coaching que tem se desenvolvido e popularizado em toda a América Latina é o Coaching para Adolescentes, um público cheio de energia e que responde muito bem ao processo de Coaching. Conhecido como Teen Coaching, trata-se de uma metodologia inovadora, com recursos próprios para esta faixa etária, uma vez que as ferramentas comuns do Coaching deixam a desejar quando colocadas no contexto deste público.

O ganhos do processo de Coaching para adolescentes e jovens em idade de decisão de carreira são imensuráveis. Traz entendimento e compreensão sobre si e apoia a tomada de decisão, não apenas na escolha profissional, mas em várias esferas da vida – comportamento, realização, controle da ansiedade, gestão do tempo, entendimento relacional, desempenho escolar, etc.

Coaching para adolescentes

Veremos a seguir algumas vantagens que o Coaching para Adolescentes tem a oferecer!

 1) Poder de decisão em escolhas de carreira

Para os adolescentes que estão nos anos finais do ensino básico, a decisão sobre uma carreira a seguir e uma faculdade a escolher é um peso grande, que impactará toda a sua vida. Mas esta tomada de decisão não precisa ser um problema e nem um erro. O Coaching para adolescentes também pode ser utilizado com foco na vida profissional que está por vir. Há várias ferramentas que podem ajudar no processo. É uma opção valiosa para decisões bem acertadas e para evitar a frustração e o excesso de pressão.

2) Otimiza o processo de aprendizagem

O Coaching ajuda, através dos seus processos, o indivíduo a aprender a aprender. Isso significa que o processo traz aprendizados ímpares e que trabalha com o desenvolvimento humano em alto nível. O adolescente vai aprender mais sobre si para poder tomar decisões mais coerentes nas suas relações, lidar com as suas responsabilidades, organizar o seu tempo e as suas atividades, lidar melhor com dinheiro, aprender sobre as suas habilidades e perfil de competências e muito mais.

DESTAQUE: Colaboração é mais importante que competição – Dicas Fragatha

3) Melhora de performance nas atividades escolares

Um dos benefícios mais notáveis do Coaching para adolescentes é o apoio no desempenho acadêmico na adolescência – uma época de muitos conflitos internos – como as dificuldades de concentração, estratégias de estudos, gestão do tempo, ajuste de padrões comportamentais negativos no ambiente da escola, incapacidade de autorresponsabilização, dificuldades relacionais como o bullying, etc.

DESTAQUE: 10 maneiras de descobrir novas oportunidades de mercado

4) Metodologia aplicada ao contexto do adolescente

Não se trata de uma modalidade comum de Coaching e os recursos do universo adulto não são os mesmos no Coaching para adolescentes. O Coach tem habilidades de inserir no contexto do jovem e possui técnicas próprias para esta faixa etária. Vale lembrar que o processo de Coaching é só do adolescente – são as suas questões e o seu desenvolvimento que estão em perspectiva. Mesmo que a ideia ou o incentivo parta dos pais, o processo é do jovem, em suas complexidades.

5) Ajuda a lidar com questões relacionais

Nem sempre é fácil para o adolescente se encontrar em um grupo, lidar com emoções, se relacionar com outras pessoas ou mesmo sabem lidar com a autoestima. A comunicação também nem sempre é um forte desta galera, mas é uma competência necessária, ainda mais no mercado de trabalho e nos meios de comunicação modernos. Há singularidades relacionais nesta fase que precisam ser respeitadas e abordadas de forma coerente e assertiva.

O Coaching para adolescentes não os tira do seu contexto, mas foi desenvolvido para se aproximar das questões do jovem e adolescente, considerando os seus aspectos comportamentais, habilidades e possibilidades fisiológicas e sociais. As relações como um todo perpassam pela lente do Coaching para Adolescentes, inclusive a relação com a família, uma vez que é muito comum o adolescente se afastar, ter dificuldades em se expressar e enfrentar desgaste relacional nesta fase.

Saiba mais!

Quer saber mais sobre o Coaching para Adolescentes? Acesse este link e converse com um dos nossos Coaches especialistas. Faça uma avaliação do processo juntamente com seu filho adolescente.

Veja também: Foco no objetivo e não no caminho – Dicas Fragatha

Gostou das dicas sobre Coaching para adolescentes e jovens? Deixe a sua dúvida nos comentários e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!

Compartilhe: