Blog

Coaching para Startups – Como turbinar pessoas, projetos e processos

Compartilhe:

As startups são caracterizadas por terem um crescimento bem rápido e um potencial de estabelecimento no mercado bem grande. Mas do marco zero aos resultados almejados há uma lacuna que precisa ser preenchida para sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo. O Coaching para startups traz algumas vantagens para acelerar o desenvolvimento de equipes, processos e projetos, conferindo a estas empresas mais condições de sucesso. Veja a seguir algumas vantagens do Coaching para startups!

O que é um Coaching focado em startups?

O atendimento de Coaching pode ser aplicado em diferentes contextos. Quando os Coaches especialistas possuem vivência sólida em desenvolvimento de negócios, empreendedorismo e inovação, pode conduzir ainda melhor o processo de Coaching em negócios que estão se lançando no mercado. O Coaching para startups tem a característica de ser mais especializado às condições das startups brasileiras, do plano de negócio às demais fases de estruturação.

Coaching para startups

E por falar em fases de uma startup, temos como foco, buscando um atendimento ainda mais alinhando de Coaching:

  • Estudo de mercado
  • Planejamento estratégico
  • Captação de financiamento
  • Lançamento do negócio
  • Expansão

Aspectos como liderança, inovação, transformação digital, escalabilidade, repitibilidade, flexibilidade e rapidez são características que devem ser base do processo de Coaching.

Potencializando pessoas com Coaching para startups

A base de uma empresa são as pessoas. E por isso mesmo uma de suas responsabilidades é o desenvolvimento do capital humano. No caso das startups, efetivar uma cultura organizacional diferente, que de fato apoie o desenvolvimento das pessoas alinhado ao negócio, para que se obtenha melhores resultados, é essencial. Além do Coaching Executivo, um trabalho de Coaching Pessoal é importante, para que cada elo possa desenvolver as suas questões pessoais e metas funcionais.

A dica é manter o foco na gestão de alta performance e gestão por competências, como prioridade para a geração de novos diferenciais. Treinamentos e capacitação deve ser uma preocupação constante do gestor. Além disso, um planejamento de mentoria, em todas as fases da startup é indicado.

Gestão do conhecimento

Uma startup que almeja o sucesso deve ter entre as suas prioridades a gestão do conhecimento. O desenvolvimento de novos conhecimentos que sejam diferenciais de mercado e que aflorem no cerne da organização exige processos mais ágeis, pessoas mais capacitadas e lideranças desenvolvidas.

Estes novos conhecimentos só podem surgir em um ambiente e cultura organizacional que permitam esta experiência, em que os processos relacionais ocorram pelo ensino-aprendizagem multifocal. E o Coaching pode ser o fio condutor deste tipo de realidade corporativa.

Turbinando projetos

Quando falamos em projetos, na perspectiva do Coaching para Startups, a dica é envolver inicialmente os gerentes de projetos. Isso porque, por ter um papel estratégico nas organizações, este gestor assume grandes responsabilidades ao longo de toda sua carreira. Precisa liderar com dinamismo, incentivando o desenvolvimento dos colaboradores e especialistas de forma estratégica, sem fugir do escopo do projeto.

Coaching para startups

Um plano de mentoria com estes gestores também é indicado. E por falar em mentoria, esta é uma prática muito comum em negócios embrionários e novas empresas. A mentoria pode ocorrer a partir de programas de incubadoras, por iniciativa da própria empresa ao contratar este tipo de serviço ou mesmo através de seus investidores mais experientes – que não contribuem apenas com o capital necessário, mas com a expertise e conhecimentos difíceis de serem adquiridos de outra forma.

O Coaching para startups, no caso dos gerentes de projetos, é válido para reforçar a liderança, o desenvolvimento contínuo, o direcionamento às metas, lidar com a gestão do tempo e de recursos e potencializar a comunicação, que muitas vezes é falha quando muitas pessoas estão lidando com as demandas de um mesmo projeto.

Desenvolvendo processos ágeis

Processos são conduzidos por pessoas. Desta forma, é importante efetivar rotinas inovadoras de desenvolvimento humano e de liderança, como mencionamos nos itens acima. Mas processos referem-se ainda há demandas externas, como uso de metodologias aplicadas, uso de tecnologias assertivas, gestão de recursos, etc.

Que tal construir um modelo de empresa sustentável, inovadora, humanizada, que traga resultados não apenas financeiros, mas sociais e humanos, sem precedentes? O Coaching para startups pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova proposta de negócio, apoiando os gestores e investidores em todas as suas fases.

Instituto Fragatha em apoio às startups brasileiras

Um processo de Coaching bem conduzido tem em média uma aceleração de 80% no alcance dos resultados propostos a mais do que estratégias mais comuns. Por que não garantir resultados mais eficazes e maiores em um tempo mais curto para a sua empresa?

Confira neste link o time de Coaches do Instituto Fragatha e entre em contato para que os nossos especialistas possam desenvolver um projeto de atendimento para a sua empresa e para a sua equipe, potencializando ainda mais os seus resultados e apontando novas oportunidades de crescimento. O melhor custo-benefício a favor do seu negócio!

Veja também: Mindfulness – O que é? Por onde começar? Dicas Fragatha

Gostou das dicas de Coaching para startups? Deixe a sua dúvida nos comentários e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!

Compartilhe: