Blog

Ferramentas ágeis – Como utilizá-las para ter mais resultados

Compartilhe:

Afinal, como você pode ter ainda mais resultados em seus negócios? Como se diferenciar no mercado em 2021? Estas são dúvidas muito comuns entre empreendedores de todos os segmentos produtivos. E a dica que trazemos hoje são as ferramentas ágeis e metodologias mais dinâmicas e enxutas, que podem fazer a diferença em pouco tempo em suas metas. Veja mais a seguir!

O que são as ferramentas ágeis?

Atrasar lançamentos de produtos, entregar tarefas fora da data de entrega, não testar um produtos antes de lançá-lo, não atingir as expectativas de um projeto, não ter congruência entre as equipes de trabalho. Tudo isso são problemas muito comuns, mas que não precisaram acontecer.

Muitas vezes o negócio perde rendimento e lucratividade por falta de metodologias mais dinâmicas e orientadas para a solução e ferramentas mais ágeis, que colocam a empresa em outra perspectiva. As chamadas ferramentas ágeis foram desenvolvidas para a gestão de projetos e mais comumente para o segmento tecnológico a fim de organizar a produção e

Quais as principais ferramentas ágeis?

Há muitos tipos de ferramentas ágeis e metodologias que podem revolucionar a rotina da sua empresa e desenvolver de forma mais dinâmica produtos, processos e pessoas. Vejamos algumas delas:

  • SCRUM – Certamente, é um dos métodos mais populares – cerca de 60% das empresas que optam por ferramentas ágeis escolhem o SCRUM em todo o mundo. Surgiu na década de 1990 na gestão de projetos mais complexos e com necessidade de adaptação. A ferramenta, a grosso modo, funciona em ciclos, chamados sprints. Também possui um time box, que define o tempo para que se apresente resultados. O Product Backlog é a lista de funcionalidade da ferramenta e a Sprint Planning Meeting é quando ocorre o planejamento do Product Owner, o chamado Dono do Produto. As reuniões e alinhamentos são diários.
  • Design Thinking – É uma ferramenta ágil que pode ser aplicada no desenvolvimento de produtos e projetos, na gestão de empresas e até mesmo em sala de aula. É perfeita para lidar com diferentes conhecimentos e novos diferenciais, pois é pautada na inovação. Também foca em conceitos subjetivos, como empatia e criatividade, por exemplo. Funciona em cinco etapas: Imersão, Análise e Síntese, Ideação, Prototipação e Validação/Implementação. E tem três pilares: a empatia, a colaboração e a experimentação.
  • Kanban – É uma ferramenta muito clara e simples, ideal para o controle de produção de tarefas. Pode ser adaptado juntamente com outras ferramentas ágeis. Funciona com um quadro com três segmentos: o TO DO (tarefas a serem realizadas em determinado tempo); DOING (tarefas que estão em execução); e DONE (tarefas finalizadas). Há ferramentas digitais que podem ser utilizadas neste caso.
  • Canvas – É uma ferramenta para modelo de negócio, que pode ser aplicada em planejamento estratégico ou mesmo desenvolvimento de produto. Trata-se de um quadro com nove etapas, que traduz o que precisa ser feito.

Outras ações e recursos interessantes

Além destas e outras ferramentas ágeis para negócios citadas, e outras, há ainda metodologias que podem ajudá-lo a impulsionar as suas metas e estratégias em pouco tempo. Por exemplo:

  • Coaching de Liderança – Capacitar líderes para formar líderes, para que os seus colaboradores sejam mais autônomos em suas funções e gerem mais resultados é uma estratégia muito positiva. Além disso, é uma forma de alinhar e propagar a cultura organizacional de forma mais eficiente. O Coaching de Liderança envolve um conjunto de metodologias do Coaching aplicadas ao contexto da formação de líderes entre profissionais estratégicos. Saiba mais sobre o curso de Coaching de Liderança do Instituto Fragatha.

Veja também: 5 maneiras inusitadas de expandir as suas vendas em tempos de crise

Então, o que achou das dicas sobre ferramentas ágeis para o seu negócio? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga o Instituto Fragatha no Instagram!

Compartilhe: