Blog

Finanças pessoais – 5 dicas para turbinar o seu bolso

Compartilhe:

As finanças pessoais ainda é um tema muito desafiador para os brasileiros. Isso porque não temos em nossa educação básica lições sobre como ter uma vida financeira sustentável. Mas é possível ter sucesso em suas finanças pessoais, com conhecimento, estratégias e boas atitudes. A sua vida financeira depende de você. Veja a seguir 5 dicas para turbinar o seu bolso em 2019!

1) Faça um planejamento financeiro assertivo

É muito difícil ter sucesso nas suas finanças pessoais sem planejamento. Aproveito este fim de ano e planeje como será 2019 no seu bolso. Faça uma análise profunda e realista sobre a sua vida financeira: quais são as suas fontes de renda, quais são seus gastos mensais, se há dívidas, o que consegue reservar por mês para o futuro, quais são as suas dificuldades, quais as rendas extras (não fixas) que possui, em que prefere investir o seu excedente, etc. Categorize seus gastos pessoais considerando todas as suas necessidades: estudos, vestuário, transporte, saúde, aluguel/financiamento, alimentação, etc.

Após cartografar toda a sua vida financeira atual e registrá-la – seja em uma planilha ou aplicativo, que tal pensar sobre que tipo de vida financeira gostaria de ter? Você já identificou o seu ponto de partida (o ponto A, em que está agora). Agora descreva em detalhes onde gostaria de estar em 6 meses, 1 ano, 5 anos e 20 anos. Aqui vemos curtos, médio e longo prazos. Tenha metas para cada um deles. Se for difícil definir comece com as metas daqui a 6 meses. Este é o estado desejado (o ponto B). Lembre-se que não vivemos apenas para pagar contas, mas estar com elas organizadas é um bom ponto de partida.

finanças pessoais

Depois, o seu trabalho é listar quais ações viáveis que liguem o ponto A e o ponto B de forma positiva, dentro de um espaço determinado de tempo. O que precisa fazer para que a sua meta seja atingida? Quais são os desafios e vantagens que possui? Quais os recursos que precisa? Como irá executar este processo? Seja bem específico e esteja disposto a mudar seus hábitos.

2) Pesquise mais sobre dinheiro

Muitas vezes a sua vida financeira está estagnada porque continua fazendo as mesmas coisas de sempre que não funcionam. Reveja todos os seus hábitos financeiros e a postura que possui. Veja quais problemas são os mais resistentes e o que precisa ser melhorados.

O segundo passo é buscar por conhecimento e capacitação. Veja quais as formas mais rentáveis de fazer o seu dinheiro crescer, como investir no futuro, quais gastos deve cortar, quais os investimentos mais adequados para o seu perfil. O que as pessoas de sucesso fazem para aumentar as suas contas?

3) Otimize a relação de ativos e gastos

Para ter um vida financeira saudável o primeiro passo é reconhecer a sua realidade e não tentar dar um passo maior que as pernas. Você não precisa mostrar para ninguém o quanto é bem sucedido financeiramente e nem viver aparentando ter mais do que possui. É possível ter uma vida financeira sustentável dando um passo de cada vez e assumindo a sua realidade.

É preciso ainda garantir uma continuidade na relação rendas e gastos: é preciso ganhar mais do que gasta, ainda mais se você tem dívidas. Corte o supérfluo (aquilo que não depende para viver) por um período. Aumente as suas fontes de renda – um trabalho melhor, uma renda extra, investir as suas reservas em boas opções de investimento para render lucro, etc. Priorize a quitação das dívidas.

4) Tenha uma controle maior de suas finanças pessoais

Use aplicativos, planilhas e outras tecnologias para controlar as suas finanças pessoais. Crie o hábito do controle de contas diariamente. Não documentar a vida financeira é outro erro comum do brasileiro. Quanto mais simples a forma de registrar as suas finanças, melhor.

5) Encontre inspiração e motivação

Quais histórias e exemplos sobre finanças pessoais e sucesso que mexem com você? É muito importante se automotivar para manter o seu projeto de finanças pessoais contínuo e ativo. E exemplos de inspiração e motivação são importantes para este fim. Reflita sobre quais pessoas bem sucedidas inspiram você e quais atitudes e estratégias estas pessoas utilizam em suas finanças pessoais para serem uma referência. Muitas são as lições que aprendemos com o exemplo dos outros.

Veja também: 5 dicas de como aplicar afirmações positivas no seu dia a dia

O que achou das dicas sobre finanças pessoais? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais!

Compartilhe: