Blog

Foco no objetivo e não no caminho – Dicas Fragatha

Compartilhe:

É muito comum entre as pessoas que fazem Coaching ou seguem outra metodologia em prol de suas metas, em algum momento – ainda mais quando não estão bem orientadas ou situadas no processo de desenvolvimento, perderem o foco no que realmente é importante: em seu objetivo.

O caminho terá intempéries e decisões a serem tomadas. Trará muito aprendizado e desenvolvimento pessoal que você não estava esperando. Realmente, o caminho que se percorre até um objetivo é uma experiência que pode ser muito transformadora. Mas ele não pode ser maior que o seu objetivo.

Objetivos e metas

Um bom ponto de partida para saber como manter-se focado no seu objetivo é compreender que há uma diferença entre objetivo e meta. O objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. É algo mais concreto, mas mais abrangente e estratégico.

Já a meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado. Ela é específica, temporal, mensurável, relevante e atingíveis. Um objetivo pode ter várias metas. E a meta pode ser quebrada em várias ações que tornam toda essa experiência possível. Em suma, O objetivo é o que você quer alcançar, e as metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo. O caminho seria a jornada de aquisição de resultados, sejam objetivos ou metas. É o processo de Coaching.

Qual o seu objetivo?

Uma vez conhecidas as diferenças entre metas e objetivos, bem como o processo, é hora de definir o seu objetivo. É importante ter uma definição exata do que quer atingir, pois isso se transformará em seu foco. Um objetivo não definido com assertividade traz problemas em relação ao foco e compromete todo o processo.

Como fazer para manter-se atento ao objetivo

O processo de Coaching tem seus mecanismos e técnicas que definem muito bem todos os seus momentos. Uma vez definido o objetivo e metas, é hora de traçar um plano de ação, que compreenda não apenas as etapas e atitudes necessárias para o alcance de resultados, mas que promova uma experiência enriquecedora e gratificante em seu caminho.

Há muitos meios de testar e colocar em ação uma meta ou objetivo. Sempre citamos aqui no blog a meta SMART, que é uma ferramenta de excelência no Coaching – veja mais sobre a ferramenta neste post. Há também outro recurso muito interessante para a definição da estratégia de atingimento de metas e objetivos: o 5W2H, uma ferramenta que, traduzida teria o seguinte roteiro:

5 W:

  • What (o que será feito?) – o que será realizado ao longo do processo para que a meta seja devidamente concluída;
  • Why (por que será feito?) – são as razões pelas quais as metas devem ser cumpridas uma a uma;
  • Where (onde será feito?) – em que áreas da vida pessoal ou profissional e em quais espaços serão feitas as ações;
  • When (quando?) – são os prazos para as ações, em um cronograma assertivo;
  • Who (por quem será feito?) – é a divisão de responsabilidades e o envolvimento de terceiros na realização das ações.

2H:

  • How (como será feito?) – como cada passo do processo será colocado em prática por seus responsáveis;
  • How much (quanto vai custar?) – são os custos de cada ação que envolve as metas.

Acima, mostramos um passo a passo para o caminho a ser seguido em prol de suas metas e objetivos. Mas como se manter focado ao objetivo maior? Também há várias metodologias e recursos. Vejamos algumas dicas:

Visualização – Há muitas técnicas de visualização que podem ser empregadas semanalmente ou diariamente, que manterão você motivado e constantemente ligado ao que realmente importa. Tire 5 minutos diariamente ou na frequência que quiser para se visualizar após o alcance do objetivo, experimentando sensações e aguçando os seus sentidos.

Gestão do tempo – O tempo dedicado ao objetivo está ligado ao êxito da conquista e as vantagens do processo. Atitudes como o cronograma de metas aliado à sua agenda e acordar mais cedo para ter mais tempos útil dedicado é o que faz a diferença no tempo do processo e na assertividade do mesmo.

Quebre metas e objetivos – É mais fácil manter o foco no objetivo se a cada semana você toma ações que o deixe mais próximo dele. Então, criei cronogramas semanais ou por períodos definidos para ter resultados sempre e para ter noção de estar mais próximo do seu foco.

O caminho é aprendizado

Em uma alegoria simples para que você compreenda a importância no foco, quando o objetivo é comprar uma casa, por exemplo, e deste objetivo há metas envolvidas, o dinheiro para adquirir o bem é apenas uma parte do caminho. Há um campo de múltiplas possibilidades para que alcance o seu objetivo, e desta forma, o foco deve estar na casa (objetivo) e não no meio como adquiri-las exclusivamente. O foco deve estar na casa, pois há a possibilidade de ganhos e conquistas quanto ao seu objetivo, que não se tratam diretamente de conseguir dinheiro para adquirir a casa.

Isso quer dizer que caminho é o meio e não o fim. Isso deve ser ressaltado a todo momento no processo de Coaching. Apesar disso, o caminho tem a sua importância. É uma jornada de autoconhecimento muito importante, uma vez que antes de atingir os resultados esperados, você terá uma grande variação de ganhos e resultados inesperados, se você se permitir. O caminho mostra as nossas carências, vícios, crenças limitantes, oportunidades, superação, capacidade de resolver problemas, incapacidades e uma série de outras vantagens que pode ser que você não teria de outra forma. O caminho é importante, mas ainda assim é o meio.

Veja também: 10 maneiras de descobrir novas oportunidades de mercado

Gostou das dicas sobre como manter o foco no objetivo e não no caminho? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!

Compartilhe: