Blog

Segunda carreira – O que é e o que isso tem a ver com você?

Compartilhe:

Um termo que tem se tornado muito popular entre especialistas em RH e em carreiras profissionais é a segunda carreira – e se você nunca ouviu falar, saiba que o conceito deve fazer parte da sua vida em breve.

Já pensou em se especializar em algo diferente do que você faz agora profissionalmente, atuando nas horas vagas ou até mesmo transitando para esta carreira quando lhe for conveniente? É mais ou menos este o princípio da segunda carreira, algo cada vez mais difundido no Brasil.

Uma pessoa não está mais fadada a exercer apenas uma carreira para toda a sua vida. Conforme o seu grau de amadurecimento e as suas condições financeiras, pode apostar em uma segunda carreira e desenvolver talentos, habilidades e competências diferentes.

segunda carreira

E muitos são os motivos que levam um profissional a buscar uma segunda carreira: insatisfação profissional, insegurança econômica, condições financeiras de atuar em uma profissão diferente, curiosidade e satisfação pessoal, aposentadoria, etc.

O que é a segunda carreira?

O fato que é ter uma carreira dá trabalho; ter duas exigirá muito mais de você. Você pode ter uma segunda carreira paralela a sua primeira ou transitar para uma segunda carreira, dedicando-se integralmente a ela. A segunda carreira pode ou não complementar a primeira, mas em geral se trata de uma profissão diferente da que a pessoa vem exercendo.

Desta forma, o mercado tem hoje uma abertura maior para o profissional, podendo ele desempenhar outros talentos profissionalmente. Há muitos recursos, treinamentos, ferramentas e outros impulsionadores, que estão levando as pessoas a despertarem para outras profissões.

Não é preciso estar atrelado a uma só profissão ou formação por toda a sua vida. A segunda carreira é um fenômeno saudável e comum da vida profissional, mas é também uma decisão que exige planejamento.

Como conseguir uma segunda carreira?

Para além da especialização, que também é uma necessidade de todo profissional, a segunda carreira é uma alternativa interessante para quem já está saturado da carreira. Mas é preciso esforço para voltar para os bancos escolares e de graduação.

O planejamento é fundamental, assim como a descoberta na nova área de conhecimento a ser explorada. O Coaching pode lhe ajudar a descobrir seus novos potenciais, a forma como trilhar a nova carreira ou fazer a transição entre carreiras.

O medo ainda é o principal desafio, que pode ser amenizado ou eliminado quando se opta por planejar uma trajetória de sucesso com as ferramentas corretas – como é o caso do Coaching.

O que leva à segunda carreira?

Há muitos motivos para um profissional empreender em outra área e buscar uma segunda carreira. Vejamos alguns deles e entenda se este é o seu caso:

  • Falta de motivação com sua carreira atual.
  • Frustração com as escolhas anteriores.
  • Falta de satisfação seja com seus rendimentos ou com a área em que atua.
  • Necessidade de ampliar ainda mais o currículo e as oportunidades.
  • Não se satisfazer apenas com a aposentadoria.
  • A primeira carreira dá suporte econômico para a pessoa percorrer uma segunda carreira.
  • Crise política e financeira do país, sendo que a segunda carreira traz mais estabilidade.
  • Identificação a novas carreiras e possibilidades de atuação que não existiam na escolha da primeira carreira.
  • Mudança de estilo de vida e de valores.
  • Desempenho de novas habilidades e competências.

Veja também: Prof. Jonny Silva lança livro sobre como o TCC pode ser uma experiência gratificante

Gostou do artigo? Pensa em seguir uma segunda carreira? Deixe um comentário!

Compartilhe: