Blog

Treinamentos corporativos – Como investir em diferenciais

Compartilhe:

Os treinamentos corporativos são uma demanda de qualquer empresa que deseja desenvolver competências e diferenciais internos e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado. E mesmo em tempos de pandemia por coronavírus e retomada pós-pandemia, trata-se de uma necessidade que não pode ser negligenciada.

Isso porque os treinamentos corporativos são uma forma de atualizar o seu negócio. Isto é, através do capital humano, apoiar a função de desenvolver pessoas e gerar os diferenciais e vantagens que a sua empresa precisa para crescer. Mas, afinal, como escolher os treinamentos corporativos adequados para o seu negócio? Veja mais a seguir!

Equipe bem treinada vai mais longe

Não tem como se superar no mercado sem investir no desenvolvimento das pessoas que trabalham na sua empresa. E por falar nisso, conforme a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil (de 2017), o investimento anual em T&D Treinamento e Desenvolvimento no Brasil é de, em média, 1.821.000 reais. Mas isso é bem relativo, já que depende da fase da empresa, quantidade de colaboradores e orçamento disponível.

O certo é que é uma demanda de qualquer empresa que deseja se manter competitiva. Uma equipe atualizada e preparada tem muito mais a oferecer ao desenvolvimento do negócio. E prepará-la deve ser uma preocupação contínua.

treinamentos corporativos

Afinal, cada vez mais as empresas vêm se destacando no mercado pelos diferenciais que conseguem desenvolver internamente e cada vez menos investindo em profissionais com grande formação, mas que desconhecem a cultura e a organização da empresa. Além de serem mais caros, mesmo assim, vão requerer treinamento.

Desta forma, é uma tendência as empresas contratarem profissionais inclinados em aprenderem e a se adaptarem. E assim, oferecendo condições de desenvolvimento, através de treinamentos estratégicos e contínuos, para que estes também possam gerar diferenciais exclusivos e inovadores no cerne da organização.

Comprometimento da empresa com desenvolvimento pessoal

Além disso, toda empresa moderna e alinhada com os novos paradigmas de gestão tem como compromisso desenvolver profissionais enquanto estes fazem parte do seu quadro de talentos. E a visão em desenvolvimento de diferenciais a fim de aumentar a lucratividade do negócio não deve ser a única justificativa: é preciso desenvolver pessoas e, desta forma, o mercado.

Assim, ter um processo de T&D – Treinamento e Desenvolvimento ativo, bem estratégico e funcional é uma necessidade. Os treinamentos corporativos se centram neste processo, mas estão integrados com toda a organização. E por isso é um setor estratégico dentro da empresa. Logo, os treinamentos podem acontecer por iniciativa e produção interna – o que pode ser bastante custoso em longo prazo – ou a empresa pode contratar empresas e profissionais especializados para isso.

Terceirização dos treinamentos corporativos

A terceirização de serviços de treinamentos corporativos é uma solução para empresas de diferentes portes. Além disso, oferece o melhor custo-benefício e traz à empresa novidades, tendências e novas soluções em desenvolvimento e gestão do conhecimento.

Por isso, mesmo que a sua empresa tenha um setor de T&D bem estruturado e alinhado com o negócio, é indicado buscar especialistas e soluções externas, que revigorem as possibilidades de desenvolvimento de pessoal.

Vantagens dos treinamentos corporativos para o seu negócio

Os treinamentos corporativos, apesar de ser uma necessidade da empresa, também oferecem grandes vantagens:

  • O investimento é mínimo se comparado a investimentos de outras naturezas.
  • É possível medir o retorno do investimento com treinamentos através do indicador ROI – Retorno sobre Investimento. A conta é simples: ROI = (Retorno obtido – Investimento inicial) ÷ Investimento inicial. Isso ajuda a investir melhor e fazer o planejamento estratégico do negócio. Além disso, há ganhos subjetivos e qualitativos imensuráveis.
  • Pode haver um planejamento anual por setor para que a empresa tenha um orçamento mais assertivo destinado a esta demanda. É possível começar com os cargos estratégicos e expandir conhecimentos em efeito cascata, criando uma cultura interna de aprendizagem contínua e colaborativa.
  • Investir em treinamentos corporativos beneficia as carreiras de seus funcionários e, com isso, evita ou minimiza o turnover. Os colaboradores se tornam mais produtivos e empenhados em oferecer o melhor testando os seus conhecimentos.

Cursos corporativos Instituto Fragatha

Quer uma dica para começar a investir em treinamentos corporativos em sua empresa? Conheça os novos cursos do Instituto Fragatha, bem como desenvolva com os nossos especialistas cursos sob medida que sejam impulsionadores de resultados. O Instituto Fragatha oferece soluções em treinamentos corporativos a distância, presenciais e on demand. Fale com a nossa equipe neste link.

Veja também: 10 lições do livro O Milagre da Manhã de Hal Elrod

Então, o que achou das dicas sobre treinamentos corporativos? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga o Instituto Fragatha no Instagram!

Compartilhe: