Blog

5 dicas para empreender e ter resultados reais – Dicas Fragatha

Compartilhe:

Empreender é um dos sonhos mais populares dos brasileiros. Ter um negócio próprio de sucesso, com a crise econômica e política a qual vivemos, acabou se tornando uma necessidade em muitos casos. Mas empreender é coisa séria e exige conhecimentos. Em um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente quem alinha os seus objetivos com o propósito de obter diferenciais. Veja a  seguir algumas dicas para empreender e ter resultados reais!

O que é empreende?

Antes de entrarmos nas dicas práticas, é importante compreender o que, afinal, significa empreender. O termo se tornou muito popular nos últimos anos e acabou se tornando bastante inexato também. Segundo o autor Renato Fonseca de Andrade, que publicou o livro Conexões Empreendedoras, pela editora Gente, ser empreendedor é expressar a capacidade de articular recursos para atingir um objetivo, um propósito. E isso se assemelha muito com o próprio processo de Coaching, em que o coachee precisa criar ele mesmo um caminho assertivo no seu processo.

empreender

Essa atitude, segundo o autor, deve ser exercida nas dimensões pessoal e profissional, no negócio próprio, dentro da empresa de terceiros e na vida. O empreendedor é também um agente de transformação social, pois ele traz o novo e coopera com o avanço da sociedade.

O empreendedor articula recursos financeiros, humanos e estruturais para realizar um projeto, assumindo riscos calculados e aproveitando oportunidades. Alguns aspectos do empreendedorismo devem ser bem compreendidos: dinamismo, inovação, autoconfiança, manter-se aberto ao aprendizado, conexão social, networking, correr riscos, persistência, criatividade e capacidade de realização. Se você quer empreender, deve começar por desenvolver estas competências!

1) Capacite-se!

Em qualquer profissão ou área produtiva, é preciso capacitar-se continuamente. Com o empreendedor não é diferente. E além disso, manter-se aberto ao aprendizado, como já falamos, deve ser um mandamento a todo mundo que quer empreender.

Quais os conhecimentos que você precisa para colocar o seu negócio em ação? Quais competências precisa desenvolver para ter resultados reais? O que você não sabe hoje que se torna um impedimento para a realização do seu propósito? Estes questionamentos são importantes enquanto ponto de partida. O Coaching pode elucidar estas e outras questões. Outra dica é conferir o portfólio de cursos do Instituto Fragatha para realizar, a distância ou de forma presencial, um treinamento necessário ao seu desenvolvimento.

2) Utilize o meio digital

Há alguns anos, passamos a depender cada vez mais do mundo digital. Quase todas as tarefas da vida cotidiana podem ser atendidas pela internet e pelos dispositivos digitais. Isso mudou a visão que temos do empreendedorismo. Além disso, vivemos em um momento de transição chamado transformação digital, em que cada vez mais as empresas tem expandido a sua presença na internet e informatizado os seus processo. E quem quer empreender deve encontrar formas de digitalizar o seu negócio.

3) Empreenda em todos os aspectos da vida

Como já dissemos acima, assumir uma postura empreendedora em todos os sentidos é essencial. Isso quer dizer que, antes de empreender profissionalmente e abrir um negócio próprio, é preciso empreender antes na vida pessoal. Esta é uma característica de todo empreendedor. É preciso buscar soluções inteligentes para todas as suas demandas. Empreender é uma escolha pessoal, mas que exige uma postura global de quem empreende. Dificilmente você terá resultados reais em seu negócio se não tem uma postura empreendedora no seu dia a dia.

4) Empreender significa apostar em networking

O networking é essencial em todos os momentos do negócio e é ele quem efetiva mudanças e traz oportunidades em todos os momentos da sua empresa ou projeto. É, no entanto, uma via de mão dupla, de dar e receber apoio, de se permitir fazer contatos e estar aberto à interação. A dica é ter uma boa comunicação com as pessoas de um modo geral, mas mais especificamente, com fornecedores, colaboradores, investidores, outros empreendedores, etc. – players que estão diretamente conectados ao seu empreendimento.

5) Coaching para empreender

E por último, tenha as melhores condições de empreender através de um processo organizado e eficiente, com o acompanhamento de um Coach especializado. O Coaching é um investimento de ouro para quem quer de fato ter resultados reais empreendendo e deseja também ter um negócio diferenciado em um mercado tão competitivo.

Quando você transforma o seu negócio em uma meta e desenvolve um processo de Coaching, além de ganhos acelerados quanto aos seus objetivos, há todo um ganho de desenvolvimento pessoal e profissional durante esta jornada, cujo valor é inestimável. Contate um dos profissionais do Instituto Fragatha e agende o seu horário!

Veja também: 5 dicas para empreender e ter resultados reais – Dicas Fragatha

Gostou das dicas sobre como empreender e ter resultados reais? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *