Blog

Mudança de Hábitos – Como o Coaching pode mudar isso

Compartilhe:

Para muitas pessoas, definir metas e sonhos não é o problema, muito menos fazer um planejamento assertivo. O Coaching é um conjunto de ferramentas que vem ajudando as pessoas a se alinharem com seus propósitos e alcançar objetivos. Mas o insucesso muitas vezes acontece e passos precisam ser revistos. Sonhos e metas perpassam não apenas pelo planejamento, mas muitas vezes por mudança de hábitos. É aquela velha história: quer resultados diferentes? Faça algo diferente – e transforme isso numa rotina.

Hábitos Ruins X Hábitos corretos

São os hábitos ruins que interferem nos seus resultados. Já falamos como os hábitos funcionam e o quão são importantes para a obtenção de resultados nesta matéria, quando resenhamos a obra de Charles Duhigg, O Poder do Hábitoveja a matéria na íntegra. Mudar os hábitos significa todas novas atitudes, mais proativas, e transformá-las em uma rotina saudável e sustentável, direcionada para o seu desenvolvimento pessoal e para o alcance de resultados.

mudança de hábitos

E mudar hábitos, criando uma rotina de hábitos mais assertivos, não é uma tarefa necessariamente fácil, pois exige autoconhecimento e esforço. Mas é plenamente possível tomar posturas e atitudes mais assertivas. E isso só depende de você. É possível mudar a sua vida apenas ajustando seus hábitos.

Coaching na Mudança de Hábitos

Todo mundo pode fazer a mudança de hábitos e pode começar uma nova fase de vida a qualquer momento. É fato que você não precisa de sessões de Coaching para fazer mudanças positivas na sua vida. Mas o Coaching pode acelerar estas mudanças, com conscientização e desenvolvimento pleno ao longo do percurso, apresentando nuances sobre si mesmo que muitas vezes você não conhecia.

mudança de hábitos

É comum os especialistas afirmarem que o Coaching otimiza em pelo menos 80% da mudança de hábito, com ganhos maiores e em menor tempo. Isso porque trata-se de um conjunto de técnicas e metodologias de desenvolvimento pessoal que podem ser customizáveis, atendendo a demanda do indivíduo. Um plano de Coaching nunca é o mesmo de uma pessoa para a outra.

Como mudar seus hábitos com o Coaching?

Se o seu interesse é utilizar o Coaching para desenvolver estratégias para a aquisição de resultados, mudando também os seus hábitos, o primeiro passo é escolher um Coach especializado e experiente, numa abordagem que tenha mais a ver com o seu estilo.

Definir metas, objetivos e propósitos também estão como ponto de partida. Estas metas devem também ser testadas para ver se são sustentáveis. O planejamento é o próximo passo. O Coach irá estabelecer um plano de ação juntamente com o coachee. Nesta fase é que muitas vezes os problemas com hábitos ruins começam a aparecer. O Coach pode determinar metodologias para a mudança de hábitos, neste caso. Os hábitos ruins podem surgir ainda mais adiante, no meio do processo de Coaching, sendo possível rever a trajetória.

No dia a dia é que as mudanças de hábito ocorrem. O Coaching pode ajudá-lo a verificar em quais hábitos estão os problemas ou quais estão em desacordo com os seus objetivos. Os hábitos são apoiados por comportamentos e por vários outros aspectos do indivíduo, como seu perfil psicológico, cultural e social, e por isso é importante cartografar o seu perfil – novamente, esta é uma tarefa em que o Coach poderá lhe ajudar.

Entre em contato com a equipe de Coaches do Instituto Fragatha e realiza a mudança de hábitos. Veja neste link os nossos profissionais!

Dicas práticas

Vamos há algumas pequenas atitudes que podem fazer diferença na mudança de hábitos:

  • Ao invés de gastar tempo e energia tentando eliminar um hábito ruim, substitua-o por um hábito mais assertivo.
  • Não tente mudar toda a sua rotina de uma vez. Comece com os hábitos mais urgentes de serem alterados, buscando ajustar o restante da rotina aos poucos. Mude um hábito de cada vez.
  • É preciso paciência: segundo os especialistas, pelo menos 28 dias são necessários para mudar um hábito.
  • Todos os hábitos funcionam por gatilhos. Ao identificar um hábito ruim, procure saber quais são os gatilhos deste hábitos e mude-os.
  • Não deixe para amanhã. Não procrastine. Comece hoje sem resistências.
  • Um hábito leva a outro. Logo, mudando um hábito ruim muitas vezes poderá mudar outros hábitos ruins. Identifique-os.
  • Você vai cometer erros. Tudo bem! Recomece sempre que identificar que errou.
  • Saiba com exatidão quais serão seus novos hábitos. Faça uma visualização profunda deles e das situações positivas que eles desencadearão em sua vida.
  • Identifique as desculpas. Elas são resistências.
  • A sequência de mudança de hábitos é: identificação do hábito ruim – identificação e mudança do gatilho – recompensa.
  • Identifique sabotadores: eles são bastante frequentes e, infelizmente, existem. Muitas vezes é preciso mudar de cenário e evitar a convivência com certas situações ou pessoas.
  • Tenha boas referências relacionadas aos seus novos hábitos.
  • Acredite que tudo é possível, pois de fato é!

Veja também: Estresse – 10 maneiras de combatê-lo definitivamente

Gostou das dicas sobre como realizar a sua mudança de hábito através do Coaching e ter mais resultados gradativamente em sua vida? Deixe um comentário e compartilhe estas dicas nas suas redes sociais!

Compartilhe: