Blog

Metas 2019 – Comece a planejar o próximo ano com Coaching

Compartilhe:

O que você espera alcançar em 2019? Faltam poucos meses para o fim deste ano e um novo ciclo se inicia. E o planejamento, assim como a tomada de atitude em função das metas 2019 você pode começar hoje mesmo. Com isso, você ganha tempo e condições para que seus desejos, objetivos e metas possam se realizar com assertividade. Não é preciso deixar para a virada de ano as suas resoluções.

O que são metas?

Mas, você sabe definir bem as suas metas 2019? O problema em atingir metas pode estar justamente na definição das mesmas. As metas são objetivos de forma quantificada, ou seja, é um objetivo muito específico e detalhado, que precisa ser sustentável e testado para ser de fato uma meta.

Por exemplo, se o seu objetivo pessoal para 2019 é emagrecer, a meta poderia ser “emagrecer 20 quilos até a data XX, com saúde, através de reeducação alimentar e exercícios funcionais diários”.

Características da meta

É apenas um exemplo para que você consiga diferenciar meta de objetivo. É preciso delimitar bem a sua meta para que ela seja tangível. E por falar nisso, há alguns aspectos da meta que a tornam possível. Uma meta precisa ser atingível (viável de ser atingida), realista (com evidências para a sua realização), temporal (com data para começar e ser atingida), específica (muito bem descrita), mensurável (quantificável) e relevante (deve fazer sentido e ser útil para você.

metas 2019

Há outros aspectos que poderíamos citar, mas estes são baseados na chamada Meta SMART – uma ferramenta de aceleração e viabilização da meta. Em Coaching, quando o cliente nos traz as suas metas, sempre realizamos testes, através de ferramentas como esta, para compreender as demandas e a viabilidade delas. Desta forma, você pode utilizar estes aspectos como ponto de partida para as suas metas 2019. Defina as suas metas e questione-se para cada uma delas, dando evidências:

  • Elas são mensuráveis?
  • Elas são realistas?
  • Elas são relevantes?
  • Elas são temporais?
  • Elas são específicas?
  • Elas são atingíveis?

As metas 2019 podem ser pessoais, profissionais ou estarem no âmbito corporativo.

Não basta definir a sua meta

Depois de compreender o seu estado atual e estabelecer a sua meta muito bem específica e testada (com seus prazos e tudo mais), é preciso tirar as suas ideias do papel. Não adianta apenas planejar – apesar do planejamento ser essencial. É preciso criar um Plano de Ação.

Plano de Ação

Vamos a uma estrutura de plano de ação simplificada e bem prática? Você pode criar uma tabela com os elementos abaixo e suas metas 2019:

Meta – Defina muito especificamente que assunto gostaria de trabalhar, quais os resultados gostaria de chegar, o que você espera de diferente para a sua vida, etc. Lembre-se dos aspectos essenciais de uma meta assertiva vistos acima.

Realidade – Reflita sobre a sua situação atual detalhadamente. Dê fatos e evidências, quais atitudes já tomou até o momento em relação a este assunto. Não crie desculpas. Apenas fale da situação atual e faça um paralelo com aonde quer chegar. O quão perto/longe está da sua meta?

Opções – Defina o que funcionou no passado sobre este assunto, quais as suas opções neste momento, o que você pode começar a fazer agora para mudar a sua situação, quais as opções que você pode criar para ter resultados.

O que fazer – Nesta etapa, defina as suas ações, as opções que escolheu, os próximos passos que dará nesta semana até o seu prazo final para atingir a sua meta, quais são as resistências que possui, quais hábitos precisam ser substituídos, como fazer para ultrapassar as barreiras que estão entre você e sua meta, e assim por diante.

Revisão – Revise cada item que analisou até o momento e faça os ajustes necessários.

Plano de Ação – De agora em diante, até a aquisição dos resultados, para cada meta que definiu, crie um plano de ação detalhado semanalmente para cada ação – o que fazer, quando fazer, onde fazer, quais os recursos disponíveis, com quem fazer, etc.

Se precisar se ajuda na definição de suas metas 2019 ou se quer colocá-las em um processo dinâmico de Coaching, entre em contato com os nossos Coaches especialistas neste link!

Veja também: 5 tendências para liderança em 2019 – Coaching e Inteligência

Gostou das dicas para desenvolver as suas metas 2019? Deixe um comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!

Compartilhe: